domingo, 26 de janeiro de 2014

O filme

Olá! Acabadinha de chegar. Sem dúvida que a decisão de passar o resto de Domingo no cinema foi a mais acertada. Caso contrário teria ficado a tarde inteirinha deitada na cama a comer e a dormitar.  Estaria a esta hora muito irritadiça e com dores de cabeça.

O filme foi "O clube de Dallas" (Dallas Buyers Club). Um forte candidato aos óscares  como já vem sendo dito e eu acabei de constatar. O filme retrata uma história verídica de um cowboy que vê a sua vida dar uma grande volta quando, no ano de 1985, descobre que está infectado com o vírus da imunodeficiência humana, HIV. Os EUA começam a despertar para o flagelo e procuram dar os primeiros passos na busca de um tratamento eficaz. Em 1987 a FDA (food and drug administration) aprova o AZT (Zidovudina) como o único fármaco válido. A AZT é uma droga anti-retroviral que, nas doses terapêuticas que inicialmente ficaram estabelecidas, provocava efeitos secundários devastadores, nomeadamente cancro. Ron, de seu nome,  com 30 dias de vida e a necessidade de cura decide procurar tratamentos alternativos. Descobre que existem, podem ser eficazes, mas ilegais uma vez que ainda não estavam aprovados pela FDA. Cria assim um clube em que os doentes pagam uma determinada quantia para se tornarem sócios e levarem a medicação para casa. Os resultados são favoráveis em relação à terapêutica convencional.

Gostaria de contar o resto mas acho que vou ficar por aqui senão o filme perde a piada. O meu trabalho  final do primeiro curso,  análises clínicas, foi centrado no HIV, daí que estava totalmente por dentro do assunto do filme o que ajudou a prender a atenção.

O AZT é actualmente uma terapêutica eficaz em doses bastante mais baixas que as usadas na década de 80 e em associação com outro tipo de fármacos.

O elenco? irreconhecível!! O Mathew com menos 10kg  e o Jared Leto de transexual. Mesmo assim não tive dúvidas de que é um homem lindo mas que não daria uma mulher feia. Vamos a fotos?

 O Mat

 O Mat e a bela Camila

O Ron

O Jared

 O Rayon

A título de curiosidade, o vírus da imunodeficiência humana (VIH) ou HIV, em inglês, pertence à família dos retrovírus. Este tipo de vírus replica-se no organismo de forma inversa (ou reversa)  da maioria dos vírus, daí os medicamentos serem chamados de antiretrovirais. A infeção provoca a destruição progressiva do sistema imunitário, nomeadamente dos linfócitos T CD4+ (ou T helper). A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é a última etapa do processo de infecção viral. A medicação usada neste tipo de doentes tem por objectivo atrasar e controlar o mais possível a chegada a esta última fase. Os doente infectados podem viver anos sem que a doença se manifeste, são os chamados portadores do vírus HIV.

 Até já!






Sem comentários:

Enviar um comentário