domingo, 17 de março de 2013

O papa Francisco

Olá! Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, foi eleito na quarta-feira como sucessor de Bento XVI. Será o 266.º papa da igreja católica. é o papa Francisco.

 “Alguns não sabiam por que tinha escolhido o nome Francisco, e interrogavam-se se seria por Francesco Saverio [jesuíta expulso das colónias espanholas, conhecido como Francisco Xavier], Francisco de Sales [bispo de Génova] ou Francisco de Assis. Foi por causa dos pobres que pensei em Francisco. Depois, enquanto o escrutínio prosseguia, pensei nas guerras, e assim surgiu o homem da paz, o homem que ama e protege a criação, com o qual hoje temos uma relação que não é tão boa”, disse." Papa Francisco

“Queria tanto ter uma Igreja pobre e para os pobres”, disse Jorge Mario Bergoglio. “A Igreja, mesmo sendo uma instituição histórica, não tem uma natureza política, é essencialmente espiritual: é o povo de Deus” Papa Francisco

Parece que começámos bem. Um defensor de S. Francisco de Assis, só pode ser uma pessoa que vai contra a ostentação. Afinal de contas foi ou não por isso que nos afastámos da igreja católica? Pela hipócrisia do "bem prega Frei Tomáz, faz o que ele diz não faças como ele faz". A grande maioria do clero não vive a sua vida em prol dos outros. Escolher o caminho de Deus é muito mais do que vestir umas vestes imaculadas e dizer meias duzia de blablablas (whiskas saquetas) aos Domingos, festas, casamentos e batizados! (pareço o organista).

Confesso que me torra o miolo, quando se faz um missa em memória de alguém e afinal não é só um alguém são 10. Não entendo que tipo de conforto espiritual se possa encontrar numa missa dedicada a um molho de defuntos. Não obstante, a missa é normal, no fim mencionam-se os 10 nomes e toca a passar 10 euros por abrir a boca mais 10 vezes do que o instituído em dias normais.

Ao mesmo tempo que as ideias franciscanas do papa entusiasmam os crentes e peregrinos já há quem torça o nariz aos assuntos mais delicados, defendidos e proibidos pela igreja católica. O uso do preservativo, o casamento entre homosexuais, o aborto e a eutanásia. Este tipo de questões é o que menos me preocupa, cada cristão tem pelo menos um ou dois neurónios para pensar e ver o que é melhor para si. A fé também não é para seguir à risca. Preocupa-me sim, como já havia dito, a hipocrisia do clero, onde a pedofilia tem a sua vertente mais podre e abjecta.

Acredito que seja uma franja bem menor que a da ostentação, porque essa está mesmo por todo o lado. Já se aperceberam do que é uma missa no Santuário de Fátima? A última que vi eram os cardeais  por trás de um vidro, com conforto visível a olho de um cego e cá fora 10 níveis mais abaixo, os fieis, ao frio e à chuva. Vi na TVI há uns tempos e fiquei incomodada. É isto que me revolta na igreja.

Fiquem com os primeiros discursos dos três últimos papas. Vejam com atençãoe tirem as vossas próprias conclusões

Papa Francisco (a simplicidade)

 http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13825878/1

Papa Bento XVI (o discurso correcto)

http://www.youtube.com/watch?v=b3C_0KiuyT0

Papa João Paulo II (o discurso forte, o sorriso leve ao minuto 4)

http://www.youtube.com/watch?v=8EiTwpG02Ws

Vamos todos estar atentos aos acontecimentos e ver o que nos trás este pontificado.

Até já!



Sem comentários:

Enviar um comentário