sábado, 30 de março de 2013

Aran sweaters from Ireland

Olá!! Ainda vamos a tempo? Camisolas de lã parece-me um pouco pesado para a época, mas antes que o tempo adiantasse mais, resolvi passar estes saberes milenares que chegaram recentemente à mesa de trabalho de "Olívia Sapatilha blog sessions"

Giro giro giro, deliciei-me a ler isto e é com muito gosto que vos passo esta curiosidade.

O assunto é então, como referi, camisolas de lã! Aquelas entrançadas tão comuns há uns anos atrás como as meias brancas de raquete ou o fato de treino de tactel (aquele do tecido esquisito).

 Então? Não estão a ver? 


Aaaaaaahhhhh! Pois são estas mesmo! Aran Sweaters, originárias das ilhas Aran, um arquipélago irlandês com cerca de 850 habitantes, formado por três ilhas. A maior, Inshmore tem cerca de 270 pessoas. Os habitantes das ilhas Aran dedicam-se à agricultura e à pesca.

Eis algumas características destas camisolas de pura lã.

Uma camisola Aran é capaz de absorver até 30% do seu peso em água antes do indivíduo a sentir molhada. A lã natural é totalmente respirável, absorve e retem o vapor de água proveniente da atmosfera para o libertar, ajudando a que o corpo mantenha a temperatura ideal. A excelente capacidade de isolamento, devido ao seu volume proteje, não só do frio mas também do calor. Por tudo isto estas camisolas revelaram-se um agrande aliado dos trabalhadores do mar e da agricultura.

A curiosidade vai muito mais para além do que acabei de apresentar. As combinações dos pontos do tricot não são acidentais. Os padrões foram desenhados e guardados de forma sigilosa dentro de um clã. Ou seja, a cada brasão de família é atribuído um padrão de entrançados. Pescadores desfigurados vítimas de naufrágio que deram à costa  foram identificados pelo padrão das camisolas.


Este padrão é atribuído aos "Boyle"












http://www.clanarans.com/clan-aran-sweaters/boyle

Mais brasões e respectivos padrões em:

http://www.clanarans.com/clan-aran-sweaters 

Cada ponto e cada padrão carrega um significado e traz o peso de um legado histórico da vida em comunidade. Existem pontos que representam as cordas dos pescadores e o desejo de um dia frutuoso e abençoado no mar




Outros reflectem pequeno campos. Os losangos são preenchidos com "musgo irlandês" e descreve algo usado para fertilizar as terras e produzir uma boa colheita. Este ponto é um símbolo do desejo de riqueza e sucesso.




Há coisas fantásticas não há!! Estou deliciada ....

Até já!

 http://www.clanarans.com/history-of-aran-sweaters

Sem comentários:

Enviar um comentário