quarta-feira, 6 de março de 2013

Hugo Chavez 1954-2013

© Lusa (© © Lusa)

"Sigo aferrado a Cristo y confiado en mis médicos y enfermeras. Hasta la victoria siempre!! Viviremos y venceremos!!!"
 
Este foi o último tweet publicado por Hugo Chavez, líder da Venezuela durante 14 anos. Fiquei sinceramente arrepiada com esta perda histórica. Ninguém é um vencedor perpétuo. A qualquer momento caímos com a facilidade desta garrafa vazia que tenho à minha frente e que acabou de tombar porque alguém abriu a porta da farmácia e entrou uma aragem. Os homens e a medicina ainda estão muito aquém de um poder maior, que leva embora o varredor da rua e o presidente de uma nação. Se calhar até temos a tão desejada igualdade de direito humanos.
 
Hugo Rafael Chavéz Frias, foi o 56ª presidente da Venezuela. Frequentou a academia militar e formou-se em ciências militares. 

Em 1992 foi preso após uma tentativa de golpe de estado contra o presidente Rafael Caldera. Em 1998 foi eleito presidente da Venezuela com 56% dos votos, um anos depois do lançamento do partido 5ª república, fundado por si. Entre 1998 e 2006 foi o maior partido do país. Em 2007 juntou-se ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV)
 
Ao tomar posse proclamou alterar o nome do país para República Bolivariana da Venezuela em homenagem a Simon Bolívar (1783-1830), militar e líder da Venezuela  considerado um visionário, revolucionário e libertador. 
 
Chavéz foi um crítico voraz dos EUA. Acusam-no de obstruir a democracia na América Latina. Durante 14 anos implantou uma política de combate à pobreza, analfabetismo, doenças e desnutrição. Reconheceu e defendeu os direitos das comunidades indígenas. Milhares de pessoas choram nas ruas de Caracas. Para muitos, hoje começa a Primavera

Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário