domingo, 13 de janeiro de 2013

Keep Calm and Write on

 
Olá! Este é o slogan mais difundido em redes sociais, 9Gag*, canetas, pins, tshirts e outras formas de merchandising. Eu sou habitual frequentadora do facebook e todos os dias recebo partilhas de imagens com  adaptações deste slogan. Gostei especialmente deste:

 

O blogue da Olívia interessa-se por dar aos seus leitores, sempre que é possível, a vertente cultural dos seus temas. Assim, para além de mostrar este slogan viral que já merecia uma referência por ser giro, vai fazer o enquadramento histórico (porque ele existe). Leiam porque é bastante curioso.

No início da II guerra mundial, a 4 de Setembro de 1939, o Reino Unido declara Guerra à Alemanha. O ministério da informação, responsável pela comunicação e propaganda durante o conflito, criou cartazes com o dito slogan. Este cartaz nuna chegou a ser usado e foi o último de três. A mensagem estava reservada para os dias de maior aflição quando a Alemanha invadisse o Reino Unido, o que tal nunca veio a acontecer. A coroa simbolizava o rei Jorge VI. No ano de 2000 foi descoberto um exemplar numa livraria na cidade de Alnwick, no norte da Inglaterra. O cartaz foi mundialmente difundido.

Aqui estão os outros dois cartazes que chegaram a ser distribuidos na altura da guerra

 
O da esquerda: a tua coragem, alegria e determinação trar-nos-ão a vitória. 
O da direita: a liberdade está em perigo, defenda-a com todo o seu poder

Por aqui no nosso blogue, o que que queremos é:

 
 *9Gag - para quem não conhece é um site humorístico: http://9gag.com/

Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário