sábado, 30 de novembro de 2013

Agora é o café verde ...


Olá! O café verde parece que anda a bombar por aí tal qual elixir do eterno emagrecimento. Ninguém pode perder a oportunidade de ficar magra com apenas duas cápsulas por dia durante dois meses. Vamos, vamos todas a trote para as lojas, não percebo porque é que ainda estão com o rabinho no sofá! O que queremos? Ficar magras. O que temos? O café verde. Para onde vamos? a caminho do expoente máximo da felicidade. Oh yeah!

A Olívia vai passar a apresentar o abençoado produto. Sigam-me por favor, para saber onde se vão meter:

O café verde na realidade são grãos de café em estado imaturo. Até à presente data eram totalmente reconhecidas as propriedades antioxidantes e venotrópicas do café comum, atribuídas à presença de duas estruturas essenciais, taninos e flavonoides.

Um composto antioxidante protege as nossas células dos radicais livres. Estas particulas danosas resultam da utilização do oxigénio, que inspiramos e usamos na realização de processos vitais. Pois é, o oxigénio que nos dá a vida é o mesmo que ao longo dos anos vai acabar por nos matar (a vida no seu estado mais puro já é por si só a mais pura ironia). Uma das causas do envelhecimento cutâneo resulta exactamente dessa produção de radicais livres. Uma desregulação dos nossos antioxidantes endógenos pode também estar na causa de doenças cancerosas. Percebem agora porque é importante comer frutas e verduras? As vitaminas são antioxidantes.

Um composto venotrópico significa que é benéfico para os vasos sanguíneos (tropismo = afinidade). Os flavonoides contribuem para o relaxamento da musculatura lisa dos vasos, facilitando a circulação do fluxo sanguíneo. Antistax, Daflon, diz-vos alguma coisa? São flavonoides.

O que se passa actualmente é que, para além das propriedades de que falei, foram atribuídas ao café propriedades benéficas na regulação do metabolismo dos açucares. Estas propriedades devem-se a um composto que já se sabia presente, o ácido clorogénico. 

O café no seu estado maduro causa a transformação do ácido clorogénico, ocorrendo 8 a 10% de perda do mesmo. No café verde este composto está presente em quantidades até duas vezes maiores. Estudos demonstraram que o ácido clorogénico diminui a absorção de açucar e inibe uma enzima, a glicose-6-fosfatase, que seria responsável pela produção de glicose. 

Pois minhas amigas, isto é o lado científico da coisa (também não nos fica nada mal sabermos). Acho que já todas (e todos, vá) percebemos que resulta. Agora a minha questão assim à matadora para acabar logo com os pulinhos todos é?  E vamos andar a tomar capsulas de café verde toda a vida? E quando acabar a caixa como é? O cafezinho não é propriamente barato. E depois de habituarmos o organismo a trabalhar com a ajuda do carburador como é? Quem me segue sabe o quanto vivo aterrorizada com essa historia das dietas e não querer ser gorda e bla e bla mas eu nunca me meti com esses ditos suplementos de emagrecimento aparentemente inócuos (e até o são) porque sei que esse não é o caminho. O caminho é sempre a disciplina, a auto-estima, o equilíbrio emocional e aprender a comer. Ainda não consegui atingir este nirvana, passo a vida a tentar mas um dia chego lá.  Não há fórmulas nem milagres para perder peso, gente. 

As cetonas de framboesa (rasperry ketone),  também recentemente incorporadas numa fórmula de emagrecimento, são compostos responsáveis pelo aroma das framboesas. São aceleradoras do metabilismo e promovem a síntese e libertação da hormona adiponectina, produzida pelo, tão nosso tecido adiposo (gordo). A dita hormona regula o metabolismo dos açucares e ácidos gordos. Quanto mais massa gorda tiver o indivíduo menor a concentração de adiponectina

Vou fazer aqui uma confidência, podem imitar se quiserem que eu não me importo. Há uma coisa que comecei a tomar recentemente para ajudar a controlar o meu peso. Crómio. O crómio é um nutriente necessário em pequenas quantidades e que ajuda na manutenção dos níveis normais de açucar. Tomo diariamente um comprimido. Escolhi o Bioactivo Crómio porque garanto uma boa absorção e que não estou a exceder a dose diária recomendada. Cada caixa dá para dois meses e custa cerca de 12 euros. Como constatam acessivel a qualquer bolsinha vaidosa. Resultados práticos? Só ao fim de mês e meio. Deixei de ter aquela ressaca doentia e visceral por doces. Continuo a comer coisinhas boas mas de uma forma mais civilizada. Os doces deixaram de ser viciantes para se tornarem saciantes.

Juízinho nessas cabecinhas, vamos aprender a comer e beber muita água.

Ai tanto paleio, voces cansam-me! Ate já!

Sem comentários:

Enviar um comentário