sábado, 16 de fevereiro de 2013

Isabel da Austria

 Imperatriz Sissi

Olá! Querem conhecer melhor Sissi da Austria e da Hungria? Encontrei alguns traços curiosos num artigo que li há dias.

Elisabeth Amalie Eugenie von Wittelsbasch nasceu em Munique em 1937 e morreu em Genebra em 1998, com 59 anos. Elisabeth tornou-se imperatriz da Austria quando casou aos 15 anos com o seu primo José Francisco I da Austria, entao com 24 anos. Deste casamento (por amor, dizem), nasceram quatro filhos, Sofia, a mais velha, Gisela, Rodolfo e Maria Valéria. Sofia morreu  aos dois anos de diarreia. Em 1867 foi coroada juntamente com o marido rainha da Hungria. O marido, ocupado com os afazeres do império esqueceu Sissi e entregou-a à solidão. A depressão foi uma constante ao longa da vida desta mulhar. Sissi nunca se adaptou à vida rígida da corte e os problemas com a sogra era infindáveis (há problemas intemporais) ao ponto de esta a impedir de ficar com a filha Sofia.

Sissi era obcecada pela beleza de uma forma que ía contra os padrões da época, controlava de forma rigorosa o seu peso e sofria de anorexia nervosa. Pesava cerca de 43 kg para 1,73 metros de altura. 

"receio que não sigas o conselho do médico e continues a minar a tua saúde, até quando for tarde de mais e não houver mais remédio. Nada mais posso fazer que rogar-tre sobretudo que te alimentes"

Francisco José I em "Cartas a Sissi"

 Fazia dietas rigorosas e dedicava três horas por dia a pentear os seus longos cabelos longos. Tinha o hábito de colecionar fotografias de mulheres bonitas e comparar-se com elas. Aos 42 anos deixou de ser fotografada para eternizar a sua rara beleza. Diz-se que sempre evitava sorrir pelo desgosto dos dentes amarelos.

Em 1898 foi assassinada na Suíça com um golpe de estaca no coração quando se dirigia do hotel para um barco a vapor. Diz-se que não sentiu dor, caiu e levantou-se rumo ao barco. Acabaria por morrer no quarto de hotel quando a trouxeram de volta. Está sepultada em Viena.

Achei bastante curioso a obsessão desta mulher pela beleza e por tudo o que está à volta dela. Mesmo contra os padrões de beleza da época sentia-se cada vez mais bonita sempre que emagrecia. É bem verdade que a beleza está  nos olhos de cada um!

Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário