quarta-feira, 17 de julho de 2013

O jantar do BES


Olá! Ontem o blogue da Olívia teve a oportunidade de participar e registar um evento social de largo gabarito. O jantar para clientes selecionados do Banco Espírito Santo decorreu na Pousada de Viseu e contou com a ilustre presença do patrono Dr Ricardo Espírito Santo da Silva Salgado. Eu, com ar de pessoa habituada a relações de negócios com indivíduos da mais alta estirpe, estendi a mão da forma mais sóbria e ponderada que consegui. Fiz um figurão, estava com um ar bem respeitável! Não houve flashes para grande pena minha. Um dia ainda alguém vai dizer ao Dr Salgado que cumprimentou a autora do blogue Olivia Sapatilha.

Ai mas que canseira infernal para escolher o vestido. As sandálias não tive alternativa porque com salto alto só tenho um par, logo eram aquelas ou a chinela. Até estava bem gira! Tenho pena que não tenha um acessor de blogue que me tire fotografias para colocar aqui.

O que fui lá cheirar? Fui com o meu pai. Não podia perder a oportunidade de observar o social.

Os trajes eram do mais diversificado. Vi senhoras (mal) vestidas para um casamento, com bananas e esses penteados estranhos. Vi pessoas elegantes pelo requinte da simplicidade, que encararam o jantar como uma reunião casual chic. Vi pessoas em modo sunset beach.

O (A) mais bem vestido(a)? And the oscar goes to: não gostei de nada. Menção honrosa para um senhor idoso que combinou fato e gravata com tennis Gucci pretos em verniz. Adorei o style, embora ache que não tenha sido propositado. Aquilo foi a filha que lhe ofereceu porque o senhor só se sente bem de saptilhas. Um "Olivia addicted"

O Dr Salgado fez a sua intervenção já passava das 20horas. A sala tinha umas condições acústicas muito débeis, fazia eco e eu desliguei a ficha. Acordei quando o senhor do lado me tocou no braço e me diz: "ainda se lembra do nome do tratado? Tordesilhas" Revelou de forma triunfadora após perceber o meu engasgo. A acrescentar ao eco, o empregado parte um copo.

O menu? Arroz de pato e/ou bacalhau com natas. E que mais? Entradas de  croquetes, rissois, canapés, bolos de bacalhau. Ora! A bela da rissolada também entra em jantares de ricos! Marisco? Nem um bichinho! Mas marisco é  coisa de pobre né? Bom, bom são umas boas fritadas para untar a pele. As sobremesas também eram coisa de pobre: mousse de chocolate, gelatina, arroz doce, leite creme, cheesecake. Comemos de pé com o prato a pesar 300 kg, acrescido o suporte para o copo. A forma ideal para uma senhora não comer nada em dias de festa. Na hora da refeição é ver toda a gente a perder a compostura. São as malas das senhoras encostadas aos cantos, os casacos no chão por cima das malas, são as pessoas a exercer o repasto de forma grotesca, praticamente a levar o prato à boca porque não há de todo uma maneira elegante de comer naquelas condições. Vantagem? havia gente que comeu a refeição em vários grupos e passeava-se de prato na mão. Facilita o convívio e os negócios é verdade!!

Resumindo: O jantar do ano passado? Nem primo, como diz a minha avó!! Anda tudo em modo pé rapado. É isto em Portugal.

Vá, pronto também não é para falar só mal. Se não tivesse sido bem giro não vinha cá contar. Ainda dei duas de letra com algumas pessoas conhecidas.

Para quando uma presença do Cristiano Ronaldo nestes jantares? Isso não deve estar no contrato de publicidade mas devia ...

Até já!



Sem comentários:

Enviar um comentário